data-filename="retriever" style="width: 100%;">
data-filename="retriever" style="width: 100%;">Fotos: Arquivo pessoal
A secretária Maria Ondina Marques de Moares, 57 anos, nasceu em São Pedro do Sul. Filha de Amândio Moraes e Dorvalina Marques Moraes, ela teve nove irmãos, Ana Paula, César, Gilmar, Tânia, Manuel, Valmir, Sirlei, Elisabete e Vilmar.
Aos 16 anos, com o desejo de estudar, mudou-se para Santa Maria. Batalhadora e alegre, ela trabalhou em casas de família, aprendeu inglês e dedicou 20 anos como secretária do jornal A Razão, conforme Tânia. A irmã conta que, cada vez que Maria visitava Sapiranga, onde a família mora, todos se reuniam em um grande almoço.
Ela lembra da irmã como uma sonhadora e recorda pequenos gestos, como as trocas de roupas que adoravam fazer, pois tinham gostos parecidos.
style="width: 100%;" data-filename="retriever">
A são-predense escolheu Santa Maria para dar à luz o filho, Felipe Moraes, 32 anos, a quem dedicou a vida. Sempre incentivou o estudo e presenciou a formação do filho em Direito. Nos últimos anos de vida, trabalhou no escritório de advocacia de Felipe.
Ele lembra da mãe como uma mulher simples, que sempre trabalhou com dedicação e gostava de tranquilidade. O momento da saída de Felipe de casa foi marcante:
- Ela se sentiu com o dever cumprido quando percebeu que eu seguiria com as próprias pernas.
Mas Maria não ficou sozinha em casa, ela adotou a cachorrinha Nina, por quem tinha carinho e adorava passear aos finais de tarde, segundo a amiga Mayara Souto Collar.
style="width: 100%;" data-filename="retriever">
Solidária, ela adotou amigos como parte da família. Para Maria, os primos eram irmãos. As primas Ereni e Jocelaine Marques a consideravam assim, pois estavam sempre juntas.
Ereni, também são-pedrense, se mudou para Santa Maria na mesma época e relembra as viagens de carro. No percurso, elas adoravam cantar juntas.
- Maria me apoiou em todas as fases, foi amiga e companheira. Cuidar dela nos últimos dias de vida foi um reconhecimento por tudo que fez por mim. Sempre me ajudou sem pedir nada em troca - fala Jocelaine.
Maria também se tornou parte da família Alegre, com quem dividiu os últimos 20 anos de vida, principalmente com a amiga Maria Luiza Alegre. Ela acompanhou, de perto, a trajetória de duas gerações da família. Todos os domingos, se unia à amiga para o almoço e, depois, um cafezinho, conforme Mayara.
Maria Ondina Marques de Moraes morreu em 3 de abril, devido a um câncer no ovário. Ela foi sepultada no mesmo dia, no Cemitério Santa Rita, em Santa Maria.